♠ Sobre testes de personalidade ♠
Outro dia,num momento de ócio total e com internet à minha frente(combinação explosiva!),comecei a fazer um desses testes de personalidade em algum site.
A primeira pergunta era mais ou menos assim: "Em qual desses grupos de adjetivos você se encaixa melhor?
a)Agitado,criativo,aventureiro.
b)Poético,sensível,romântico.
c)Determinado,racional,prático."
Fiquei perdida . Minha mãe sempre fala que sou Agitada. Mas também me acho poética. E muitos amigos me consideram bem determinada.E aí? Que alternativa escolher?
Fiquei pensando.É engraçada essa nossa mania de definir o jeito de ser,o nosso e o dos outros,com algumas palavras.Se nossa personalidade fosse a mesma sempre,nosso comportamento seria bem previsível né? Imagina:se uma amiga sua agisse de forma egoísta na hora de dividir um bombom ,ela também seria egoísta na hora de viajar ,de fazer um trabalho em grupo.Afinal , "egoísta" está escrito na testa dela e,pensando bem,você nem ia querer tê-la como amiga,certo?A não ser que "boba" estivesse escrito na SUA testa.Mas a nossa personalidade é bem mais complexa que isso.
Essa sua amiga que é egoísta para dividir doces pode ser uma ótima colega de trabalho em grupo.E (sem ofensas!) você pode ser boba para algumas coisas e bem esperta em outras. Tenho uma amiga que acho muito engraçada. Mas, quando conheci um cara que trabalhava com ela , constatei que nós a descrevíamos de maneiras opostas : é que , no trabalho, ela era superséria! Por isso, acho que faz mais sentido nos caracterizarmos não baseados nos dos adjetivos , mas das situações : nas ocasiões tais , a pessoa costuma agir de tal maneira ("costuma").Em vez de: fulano é assim.
Isso evita muita injustiça. Porque,se a gente acha que os outros são tão simples a ponto de encaixá-los em uma lista de itens, a tendência é rotulá-los. E aí, vamos achar que aquela garota que é tagarela na escola não vai ficar quieta no cinema, e por isso nunca a convidamos para um filme, e nunca seremos amigas dela, e nunca seremos felizes! Ok,exagerei,mas você entendeu.
Para complicar ainda mais, você pode ser egoísta/tolerante/melancólica/etc. em algumas fases e , em outras , não ser. Aliás, nem precisa ser fase,mas hora do dia: sua amiga que odeia dividir doce pode estar a fim de te dar um pudim amanhã! Sem contar as tan,tan,tan,taaan...mudanças da vida.
Você pode ter sido uma exemplar pessoa X e , agora , ser uma adorável Y .Claro, aquela sua tia vai jogar na sua cara seu passado de X , mas fazer o quê? Quem muda (ou seja,todo mundo)lida com isto : essa resistência ao nosso novo eu.
Bom,depois de viajar tanto sobre essas questões (vocês sabem como eu viajo!),desisti do teste e saí do computador . É impossível definir minha dinâmica personalidade respondendo a dez perguntas , e eu não estava nem um pouco a fim de perder tempo com isso.
Ah,posso falar a verdade? Respondi a letra A,fiz o teste até o fim e fiquei superfeliz quando recebi,no resultado , um diagnóstico de quem eu sou.E me identifiquei,mesmo sabendo que não sou daquele jeito sempre.Quem disse que teste é para ser tão levado a sério?Teste é sempre meio de brincadeira,meio de verdade.E eu me divirto muito com eles. X.O.X.O
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário